Já que o fim do mundo (como muitos esperavam) não veio é então hora de acabar e começar o novo ano dando assim uma nova vida à minha Playstation 3 60GB, a versão mais temida de todas as Playstations. :lol:
Para quem não está dentro do assunto, estas versões de PS3 além de na minha opinião serem as mais bonitas alguma vez fabricadas, sofrem de graves problemas técnicos de hardware a saber o famoso YLOD (Yellow Light Of The Death) muito semelhante ao ROD (Ring Of The Dead) da Xbox 360, primeiras versões.
Basicamente o YLOD é uma falha de harware que consiste nas quebras dos pontos de solda entre o GPU e a motherboard, deixando assim de haver contacto e por consequência surge a tão temida luz e a consola simplesmente liga durante 1-2 segundos e volta a desligar.
Isto acontece devido à nova lei proibitiva de uso de soldas com chumbo em aparelhos.
Com os repetidos sobreaquecimentos e após alguns anos as soldas ficam frágeis e acaba por acontecer o YLOD.
Não importa o que se faça, mais tarde ou mais cedo nestes modelos específicos isso acaba por acontecer.
O meu projecto vai consistir em primeiro lugar, ressuscitar a PS3 do seu YLOD novamente mas desta vez colocar um kit Water Cooling para tentar perceber se o problema pode ser mesmo solucionado de uma vez para sempre.
Project Golden Silence é um sinónimo de silêncio acima de tudo e a criação de um "look" muito único e invulgar.
Deixando assim de histórias vamos às fotos que a malta tanto gosta de apreciar.
Em grande plano a vítima do projecto, a minha Playstation 3 60GB que está a namorar com o YLOD neste momento.
A motherboard já com fonte retirada e blu-ray com o seu chassi metálico protectivo.
Do lado esquerdo o GPU Nvidia (responsável pelo YLOD) acompanhado do seu fiel CELL (o potente CPU da PS3).
Tudo fabrico 90nm. É como ter 2 x 8800 Ultra's a processar, já se apercebem agora o porque de tanto calor.
Alguns ajustes nas carcaças, alargamentos de saídas de ar, corte na zona do bloco pois existem componentes (condensadores e memórias) que mesmo com water cooling têm de continuar a ser refrigerados bem como o disco rígido.
Optei por eliminar a tampa e o leitor de cartões da PS3 pois a remoção desta tampa vai permitir levar ar frio directamente para a fonte de alimentação que é responsável por quase 50% do calor gerado dentro da PS3.
Ainda estou com outra ideia de meter a fonte a trabalhar externamente mas é algo que ainda está a ser analisado.
As carcaças semi prontas para a pintura juntamente com o primário de plásticos, tinta e verniz.
Kit Thermaltake Big Water 760is que vai refrigerar a besta.
Aguardo a chegada do bloco Liquid Extasy, que por sinal foi complicado de conseguir e está neste momento a ser fabricado para entrega.
Mais alterações vão surgir mas terei de aguardar pela chegada do resto do material.
O projecto vai tentar ser todo apresentado nesta 1º página (incluindo updates) pois assim fica mais fácil de visionar futuramente.
As temperaturas a ar com esta PS3 chegam a atingir muito facilmente os 90º C dentro da consola pois quer a fonte quer os chip's (90nm) produzem muito calor.
Com o water cooling espero poder baixar pelo menos 50% destas temperaturas e assim prolongar a vida do sistema.
Mais updates em breve.
UPDATE 02-Jan-2013
Creio ser necessário definir dois conceitos importantes neste estágio.
1) Reball : Processo feito numa estação de solda que consiste na remoção do chip da
motherboard, limpeza de soldas velhas, colocação de novas soldas e novo processo de
solda.
2) Reflow : Processo que consiste em aquecer o chip (as temperaturas rondam entre 150-
250º) para que as soldas velhas dilatem e voltem a soldar na motherboard novamente nos
pontos críticos.
Esta minha PS3 há cerca de 1 ano atrás levou um processo de Reball, processo esse que
apesar de já conhecer, pude assistir ao vivo e que foi muito profissionalmente feito.
Ademais, foi também feito uma modificação na ventoinha da PS3 para que funcionasse a
mais rotações que originalmente prevenindo asim o aparecimento do YLOD.
Quero dizer-vos que depois disto a minha PS3 apenas durou cerca de 9-10 meses voltando o
YLOD a aparecer novamente.
Este problema é crítico nestas PS3's, é e será sempre uma falha de hardware eminente a
menos que a consola seja colocada a Water cooling e bem arrefecida o que me convence que
irá resolver.
Vamos às fotos.
Mais uma alteração na caixa.
Abertura dum rectângulo que vai permitir entrada de ar para arrefecer as memórias e
transístor's.
Embora ainda não tenha recebido o bloco Liquid Extasy, sei à prior que ele não assenta
por causa duns barramentos/guias que existem de lado no GPU e CPU como podem ver na foto
no chassi da esquerda (original PS3).
O da direita já levou o corte para o assentamento perfeito do bloco e para a
refrigeração das memórias e transistors que levarão uns dissipadores adequados.
Retirado o chassi metálico da motherboard é hora de remover os thermal pad's para o
processo de Reflow.
Umas barras em alumínio serviram de base nivelada para aperto da motherboard pois com o
calor a motherboard tem tendência a encurvar e não queremos que as dezenas de
transístor's neste processo fiquem danificados.
Com tudo pronto, o próximo estágio foi construir uma estação de Reflow artesanal.
Nota: O aquecedor por baixo é necessário para manter a motherboard quente por todas as
zonas e evitar surpresas desagradáveis.
Com extremo cuidado e sensibilidade há que ter noção do calor que se dá no chip de
maneira a não derreter nem danificar a área da motherboard em questão.
É preciso muito cuidado neste processo pois pode danificar para sempre o material.
Não usei mais de 150º C neste processo.
Antes de fazer o Reflow, optei por retirar o IHS (dissipador do próprio GPU) para limpar
a pasta térmica e aplicar uma em condições. (isto não se faz nos Reballings).
Após alguns segundos eis a vítima nua.
Limpeza feita e as nossas queridas memórias Qimonda à vista.
Tive uma simpática ajuda do Daffy Duck que me entregou na sua asa delta uma bela pasta
térmica para o GPU e uma solução líquida especial para a redução das "bolhas de ar" nas
soldas devido aos sobre aquecimentos sucessivos.
Aplicação do líquido para o estágio de Reflow (aquecimento do chip).
Com tudo preparado, usei uma massa térmica rasca apenas para testar e verificar se a
consola tinha sobrevivido à operação.
Após tudo montado fui ligar a PS3 e.....
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Luz verdinha !!!
Está viva, caray !!
UPDATE 02-Fev-2013
Algumas confirmações de medidas para a grelha lateral que em princípio será em acrilico a
imitar " favos de mel " mas que ainda não me decidi se ficará interna ou externa devido ao
espaço muito reduzido que ficou com as curvas.
Iluminação LED branca interior também vai servir para exibir a artilharia !
Após uma longa espera o bloco Liquid Extasy, dissipadores Enzotech, as tão desejadas curvas 90º
com 18mm de altura, Liquido e Thermal Glue chegaram e logo se exibiram para as fotos.
Como tinha mencionado anteriormente, retirei o IHS (dissipador) do CELL (CPU) e não foi uma
tarefa muito simples...
Uma capa PS3 original preta, pronta para uma modificação de visual com fibra de carbono branca
!
E para terminar, do interior do meu cérebro para o Corel e produto final !
E pronto, para a semana em princípio, pintura das carcaças, teste de fugas ao bloco e avanços
com a grelha de acrilico para finalização do projecto !
Até breve.
UPDATE 09-Fev-2013 ( 85% )
O estado do tempo não ajudou nada :frio:, algum vento e pouco calor mas as tampas foram pintadas com a cor especialmente escolhida a dedo, " Ouro velho metalizado " ou " Bronze " como alguns podem chamar.
Primário de plásticos , Tinta e Verniz foram finalmente utilizados !
Com a ajuda do meu amigo Daniel da Combinação Equilibrada ( cepublicidade.com ) foi possível passar do Corel para o produto final (corte a laser) esta fantástica grelha "favos de mel" feita em acrílico de 2mm mas com moldura de encaixe.
A moldura de encaixe foi imaginada de forma a não atrapalhar o espaço interior das curvas do bloco depois de montadas (só tinha 1mm de folga entre o topo da curva e o topo da caixa).
Próximos dias mais novidades !!
UPDATE 10-Fev-2013 (90%)
Montagem do bloco com curvas para efectivamente confirmar os cálculos iniciais de folga de 1mm
entre as curvas e grelha acrilica !
Tive de cortar uma nova tampa inferior do chassi metálico da motherboard PS3 pois na primeira
que cortei ignorei os pontos de massa da motherboard.
Podem ver um dos pontos de massa do lado direito do bloco com aquela tira de "chapinha"
encostada à base do bloco.
Achei por bem preservar os pontos de massa da motherboard.
Algumas peças, borrachas e botões montados.
Placa Project Golden Silence no sítio !
UPDATE 17-Fev-2013 (100%) - Finalizado !
Nota: Algumas fotos foram tiradas com o telemóvel (2MP) e outras com Benq (8MP) é por isso que podem notar alguns defeitos mas o objectivo é conseguir ver bem.
Um teste rápido a eventuais fugas no bloco e tudo comprovado a 100% !
Substitui os tubos verdes (originais do kit) por uns transparentes pois o liquido vai ser laranja/dourado conforme irão notar mais à frente.
Revestimento das placas acrilicas com adesivo fibra de carbono branca e feitos 2 buracos por onde os tubos irão passar.
Um cabo com adaptador de socket fêmea para ligar ao transformador universal de portáteis (12v) para alimentar a bomba do kit e ventoinhas.
O interruptor é para ligar/desligar os led's de iluminação interior e a ficha é a alimentação 12v para os led's.
Montagem final do bloco, curvas e dissipadores !
O dissipador superior teve de ser cortado e de seguida vão entender o porque do corte...
Mais uma vez, vejam como as curvas ficam a 1mm de folga da grelha de acrilico !!
Encaixe dos tubos para teste final.
Último estágio: Fonte de alimentação.
A fonte de alimentação é um componente que gera 50% do calor dentro da PS3.
O modelo original da versão 60GB é a fonte com referência APS-227.
Alguns substituem as originais APS-227 pelas APS-231 e de facto são bem mais frescas mas é preciso ter atenção aos detalhes:
A original APS-227 alimenta o sistema com um máximo de 384 W (12v X 32A).
A APS-231 apenas fornece no máximo 282 W (12v X 23.5A).
As diferenças são grandes e penso que todos sabemos o que acontece num sistema quando a fonte é insuficiente para alimentar correctamente os componentes....
Por esta razão decidi manter a original APS-227 mas decidi retirar o chassi metálico de maneira a ser refrigerado por ventoinhas directamente.
Com tudo pronto vamos aos primeiros testes exaustivos de temperaturas.
Temperaturas em ºC (Celsius)
A temperatura ambiente usada foi de 18 ºC
Creio que as diferenças falam por si.
Nota: O radiador do kit Thermaltake Big Water 760is é algo pequeno e fino.
Se um radiador maior e largo fosse aplicado e a fonte de alimentação fosse colocada externamente a trabalhar, estou convencido que as temperaturas baixariam mais 10 ou 15 ºC.
Fica a ideia para um upgrade futuro, talvez...
Fotos finais !
UPDATE FINAL -- 11-Agosto-2013 ( Fonte Alimentação Externa )
Pois bem, o Verão é tramado e fazia com que a PS3 desliga-se por super aquecimento
devido à bestinha da fonte que pareçe um fogareiro lá dentro.
Uma caixa de acrílico desenhada à medida é hora então de começar a fazer algumas
furações para a ventoinha de 120mm no topo e para a ficha de alimentação atrás bem como
furos para passar os cabos externos.
Usei uns conectores macho-fêmea para as ligações de energia, parafusos longos para
sustentar a fonte (já vão perceber porquê) e dois coolers extra (40 x 40 x 12) para
arrefecimento do northbridge/southbridge.
Com a caixa e as ligações da fonte terminadas, o próximo passo é preparar as ligações
internas na PS3, aplicar os dois extra coolings e uma ventoinha para refrigerar os
mosfet's / Reguladores de Voltagem.
O topo do bloco PS3 foi alterado para um em acrílico também.
Ligação fio terra no interior da PS3 preservado.
Aplicação de coolers de cobre (enzotech) nas memórias (junto ao bloco).
A configuração dos tubos não é a melhor mas após estudar várias configurações, esta é
a que mais convém.
Tenho muitos limites de ângulos, espaço, desnivelamento de altura e para finalizar não
tenho como fixar os coolers.
Foi um pesadelo mas consegui.
Com tudo finalizado a hora do verdadeiro teste é crucial (hoje esteve 30º de
temperatura ambiente) .
E pronto, tudo impecável e a PS3 não desliga.
Vou aguardar por um dia com temperatura ambiente 18º para testar as temperaturas que
consigo com fonte externa e desta forma ser igual aos primeiros testes que fiz
anteriormente.
Uma novidade é que hoje com temperatura ambiente de 30º, as máximas temperaturas
registadas na PS3 foram de 55º (CPU) e 52º (GPU).
Estou convencido que reduzi +10/15º no mínimo com esta modificação na fonte mas quando
tiver condições iguais aos primeiros testes, irei fazer e registar as novas
temperaturas obtidas.
Foi o meu primeiro projecto water cooling que por sua vez foi complicado devido às
medidas, material e algumas limitações de hardware mas fico satisfeito que consegui um
troféu.
Resta-me agradecer a todos que acompanharam o projecto, foram 156 fotos mas valeram a
pena.
PS: Aguardem novo gráfico de temperaturas com a modificação da fonte.
EDIT: 04-Nov-2013 (## Novo gráfico de temperaturas com modificação de fonte externa ##)
UPDATE -- # O 1º Bloco customizado do mundo e feito por encomenda para a refrigeração
dos mosfet's/reguladores de voltagem PS3 60GB # -- 08-Dezembro-2014
Embora este update tenha já sido feito no início do ano (Janeiro-2014) só agora tive
a paciência de colocar os progressos online.
Para os que conhecem bem os problemas da geração PS3 60GB, sabem que além do calor
gerado pelo CELL (CPU) e RSX (GPU) e fonte de alimentação, existe outro grande
problema de calor gerado pelos 10 mosfet's ou reguladores de voltagem junto às
memórias, CELL e RSX.
Nos meus testes com termómetro infravermelhos, cada um desses componentes atingia
cerca de 87º quando jogava alguns jogos mais graficamente exigentes.
Embora sejam feitos para aguentar altas temperaturas existia o problema de
continuarem a sobreaquecer o CELL e RSX o que originava após algum tempo o shutdown
automático do sistema PS3, pois a conduta de refrigeração original fora então
retirado.
Como não há nenhum bloco específico para isto, para resolver a questão nada melhor
que imaginar e fabricar um bloco de arrefecimento feito à minha medida e gosto.
Comecei com uma maquete de papel que depois com a ajuda do Luís Alves (modaafoca.com)
passou do papel para o desenho 3D para assim ser possível executar numa CNC na
Alemanha.
Após alguns meses em lista de espera para fabrico, o 1º bloco exclusivo do mundo para
os mosfet's chegou então a casa. O acabamento correspondia às expectativas !
Como o bloco na zona do meio só tem 2mm espessura (na parte da ponte) não foi
possível desenhar o canal de fluxo do líquido na base, logo o canal de fluxo teve de
ser feito no topo de acrilico do bloco e com a ajuda dum vedante para fazer então a
vedação.
Uma ideia que na teoria funcionava muito bem mas depois não na prática.
Devido aos ciclos de extremo calor/frio a que o cobre fica sujeito e o subsequente
problema natural da expansão/retração do mesmo, graves problemas surgiram após alguns
dias de utilização.
Na zona dos parafusos o topo de acrilico começou a rachar e logo surgiram fugas de
líquido, como podem ver mais ou menos na foto.
Prontamente consegui ultrapassar este problema, optando então por criar um novo topo
todo liso em 2D (com 6mm de altura total, pois para ficar dentro da PS3 juntamente com
as curvas o espaço é limitadíssimo) mas cortei uma junta vedante (tipo as juntas de
colaça dos motores) com borracha de 2mm altura para haver então espaço para o fluxo do
líquido.
Esta última modificação resolveu o problema para sempre !
Um plano geral de como o bloco assenta no lugar, dois suportes inventados para manter
o bloco fixo no seu lugar e o seu funcionamento até ao dia de hoje.
Project Golden Silence PS3 Water Cooling conta já com mais de 1000 horas de
utilização (depois de resolvido o YLOD com um bom reflow) e com a aplicação deste
bloco customizado e único no mundo do water cooling para PS3, TODOS os problemas da
PS3 foram então resolvidos e o mais importante de tudo, a sua vida prolongada.
Desta forma dou por terminada esta aventura que foi a minha primeira mas certamente
não será a última no mundo dos videojogos e consolas.
Foi um desafio interessante onde fui provado na teoria e na prática mas compensou o
investimento de tempo e recursos.
Creio que ficou algo único que vai ser recordado no mundo das Playstation's 3.
Até à próxima aventura !
MiGuEL (G40RoCkEt)