be quiet! Shadow Base 800 [Caixa de computador]

Novidades de Hardware, gráficas, boards, cpus, tudo aqui
Responder
Avatar do Utilizador
joaojotta
Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Mensagens: 12
Registado: 21/jul/2022, 16:06
Contacto:

be quiet! Shadow Base 800 [Caixa de computador]

Mensagem por joaojotta »

Imagem

Já tive a oportunidade de referir que há componentes aos quais ligava pouco quando montava um computador mas o vencedor, de longe, aquele a que menos ligo e menos importância dou, é a caixa. Até agora, que experimentei uma da be quiet!
O Sistema

A be quiet! teve a amabilidade de enviar não só as ventoinhas para testes mas todo o ecossistema composto por um cooler AIO Pure Loop 2 bem como um Riser Cable para a gráfica ficar paralela à motherboard, duas novíssimas Pure Wings 3 e, claro, uma caixa Shadow Base 800 DX, para compor o sistema e efetuar alguns testes.
Eu não poderia ficar mais satisfeito com o sistema montado!
Computador de testes

Motherboard Asus B660M-A D4
Processador Intel i5-13400 com cooler be quiet! Pure Loop 2 280mm
Monitor Philips 34B1U5600
Rato Razer Deathadder V2
Teclado Glorious GMMK (Gateron Clear)
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12GB
Memória Kingson Fury Renegade DDR4 DDR4-3600MHz (4×16GB)
Fonte ATX EVGA GQ 650W 80 Plus Gold Semi Modular
Crucial P3 Plus M.2 PCIe Gen4 NVMe 1TB
Samsung 860 EVO
Caixa be quiet! Shadow Base 800 DX com ventoinhas be quiet! Pure Wings 3


Uma caixa em grande
Sejamos honestos: uma caixa E-ATX com uma motherboard mATX pode é um exagero mas, ao mesmo tempo, nem é. Afinal, tudo cabe na perfeição e montar o computador torna-se uma tarefa bem fácil.

Mais do que isso, todo o fluxo de ar dentro da caixa acontece de forma bem mais facilitada e tendo em conta que esta caixa já vem equipada com três Pure Wings 3 significa, só por si, uma excelente circulação de ar.

Eu não podia estar mais contente com o resultado até a nível estético já que a caixa branca com as luzes RGB produzem um efeito que, embora sendo mais fã de caixas pretas, eu não estava à espera mas que me surpreendeu pela positiva.

Uma coisa que me preocupava, no entanto, era o pó. Uma caixa tão grande e com esta circulação de ar seria de esperar que em pouco tempo estivesse tudo cheio de pó mas os filtros superior, inferior e frontal funcionam de uma forma espetacular e ao fim de alguns meses o pó era quase inexistente.


Gestão e montagem
Pois é. Quando temos uma caixa grande e com espaço para tudo a montagem dos componentes é fácil e a gestão dos cabos também e mesmo que não tenhamos jeitinho nenhum para essa gestão de cabos (e eu não tenho), a coisa funciona sem problemas e tudo fecha perfeitamente. Todos os cabos ficam escondidos, encaminhados de forma correta, seguros pelos velcros fornecidos e só ficam à vista os cabos que têm que ficar.


Versatilidade
Junto com a caixa veio também um raiser para poder montar a placa gráfica na vertical e isto só é possível graças à versatilidade da Shadow Base 800. Isto porque a grelha das stolts ePCI é facilmente desmontada par rodar 90º e possibilitar esta montagem.

Hoje em dia as placas gráficas tentem a atingir dimensões quase exageradas. Aqui o espaço para a montagem dessas placas é bem generoso podendo comportar gráficas de até 430mm.

Para além disso, a montagem de SSDs ou outros discos também está muito bem pensada e existe espaço para tudo, até um adaptador para discos 3.5″ (a caminho) de modo a montar tudo bem escondido na parte inferior, onde tudo fica escondido numa espécie de arrecadação no rés-do-chão.


LED e design elegantes
Outra coisa que chama a atenção na Shadow Base 800 são os LED RGB. As linhas elegantes no painel frontal e configurável sem necessidade de recorrer a software (direto no botão) foi algo que me atraiu de imediato. Ao contrário de outros componentes com RGB esta caixa não necessita de configuração por software o que significa que, quando a ligamos, as cores estão como as deixámos e não necessitamos que o sistema operativo e o software arranquem para termos aquele aspeto espetacular!

Por outro lado, os frisos laterais em grelha preta numa caixa branca tão bonita destoa um pouco. Isto na versão DX, com ventoinhas sem RGB porque a versão FX, com RCB nas ventoinhas, isso não acontece.


Conclusão
As caixas era MESMO o componente mais desprezado quando montava computadores. Procurava online, ordenava pelo preço mais baixo e escolhia a mais barata disponível. Sem conhecer o que é, de facto, bom, sempre achei que eram todas a mesma coisa mas posso dizer que depois de ter montado o meu computador, os meus componentes, na Shadow Base 800, não quero outra coisa.
Queres saber mais sobre jogos de tabuleiro? Visita o canal Mete Na Mesa!
Responder

Voltar para “Hardware”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante